quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Slumdog Millionaire

Slumdog.Millionaire.2008

A história de Buscapé e Zé Pequeno… ops, esse é o Cidade de Deus.

As comparações de Slumdog Millionaire (Quem Quer Ser Um Milionário) com a grande obra de Fernando Meireles são inevitáveis: ao narrar a trajetória de vida das personagens através de um mundo que se torna grotesco pela pobreza e violência, a impressão que se tem é que Danny Boyle assistiu ao filme brasileiro incansavelmente antes de iniciar as suas filmagens.

E que isso não soe como uma crítica. Slumdog é um belíssimo filme sob todos os aspectos, extremamente bem executado e criativo na forma narrativa. As cores, a velocidade das tomadas, a trilha sonora, enfim, tudo se encaixa de forma a contar uma história com um belo Plot Twist, Redenção e Final Feliz. Uau !

Eu torci muito o nariz para o filme, talvez por torcer o nariz para todo esse hype indiano e por sempre desconfiar dos mega sucessos. Mesmo assim e apesar de tudo conspirar contra, depois de 10 minutos já entendia que havia ali um grande filme. E viva Cidade de Deus !

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

The Trilogy Meter

medidor-filmes

Vi aqui.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Jornalistas x Blogueiros (parte MCMLXXI)

Seguindo um twitter da @rosana, descobri um interessante texto do Marcos Lauro, autor de um blog que até então desconhecia, sobre o “furo” de reportagem do Noblat sobre a brasileira “supostamente grávida” que teria sido “supostamente agredida” na Suiça. No post “A compulsão pelo furo jornalistico chegou aos blogs”, o jornalista joga mais veneno na controvérsia blogueiros x jornalistas.

Apesar de concordar 200% com o autor, queria fazer uma resalva e tentar separar um pouco as coisas: blogueiro para um lado e jornalistas para outro.

Sinceramente acho que tudo depende da "intenção" do autor. O Noblat quando escreve seu blog, tem claramente uma intenção jornalistica e portanto, deve seguir as boas práticas ensinadas na academia, e publicar uma notícia sem checar nenhuma fonte certamente não é uma boa prática. Eu sei que os jornais "de verdade" também deveriam seguir, mas este é outro assunto.

Por outro lado, EU, que não tenho nenhuma intenção profissional ao redigir minhas mal-traçadas, tenho a liberdade dos ignorantes de falar sobre o que não entendo para pessoas que sabem menos ainda. E quem não gostar, feche a janela.

Dividimos um mesmo meio, mas como temos objetivos divergentes -e o público percebe isso- e então podemos ter posturas totalmente diferentes quanto a ética jornalistas. Ele deve seguir, eu não.

Taí a graça da internet. Um mesmo meio torna-se suporte para 1) um jornalista profissional exercer a sua profissão e ganhar seu dinheirinho 2) um qualquer exercer seu direito de falar em público.

Será que só eu vejo a diferença ?

PS. Não deixa de ser engraçado o fato mesmo Noblat ter reproduzido post do Observatório da Imprensa atacando a falta de “checagem”.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Battlestar Galactica vs. Star Wars

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

As melhores frases de Jack Bauer

  • I'm federal agent Jack Bauer, and today is the longest day of my life.
  • You're a good liar, but I've seen better.
  • Officer, this guy is not waiting around for me... so you better shoot me or help me but decide now!
  • Son, part of getting a second chance is taking responsibility for what you did wrong in the first place.
  • You probably don't think I could force this towel down your throat, but trust me I can. All the way. Except that I'd hold onto this little bit at the end. When your stomach starts to digest the towel, I pull it out. Taking your stomach lining with it. Most people probably take about a week to die. It's very painful.
  • Say it again! Or I'll break your other wrist!
  • That's the problem with people like you, George. You want results, but you never want to get your hands dirty. I'd start rolling up your sleeves.
  • I'm gonna need a hacksaw.
  • He shouldn't have been playing with adults.
  • The only way you're going to die is if I kill you. I can make you die with more pain than you ever imagined.
  • If you try to shoot me, I will have to shoot you back, and I promise I won’t miss!
  • You are going to tell me everything I want to know or I swear to God I will hurt you before I kill you, and no one will be able to stop me.
  • Give me a name!
  • God forgive me.
  • You have no idea how far I'm willing to go to acquire your cooperation.
  • Make a sound and I will blow your brains out all over the windshield.
  • That hurts doesn't it?
  • Mr. President, it's been an honor.
  • Let's get something straight, kid. The only reason you're still conscious is because I don't want to carry you. Now get in the van.
  • You're gonna tell me what I want to know, it's just a question of how much you want it to hurt.
  • By the time I’m finished with you, you’re gonna wish you felt this good again.
  • If you are lying to me, I’m going to make this the worst day of your life.
  • You do not want to try me...
  • You tell me what you know or I promise you this will become very unpleasant.
  • No games, Christopher. I don’t need another reason to put a bullet in your brain.
  • Do you understand the difference between dying for something and dying for nothing? The only reason I fought so hard to stay alive in China was because I didn't want to die for nothing...today I can die for something...my way, my choice.
  • Drop the coffee.
  • You will experience a pain I can't even describe.
  • You want to lie to yourself go ahead, but stop lying to me!
  • I don't have time to ask nicely. (Points gun) Where is he?
  • You’re gonna tell me what I want to know or you’re going to start losing your fingers one by one.
  • Your brother was responsible for dozens of deaths. You're now responsible for thousands. Trust me, I haven't even begun to enjoy myself.
  • Earlier today I shot my old partner, a friend of mine, because he tried to stop me from doing what I have to do. Don't think for a second that I won't do that to you.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Queremos Cultura !



Motivados pelas acusações de que as legendas "amadoras" impedem as vendas de DVDs originais das séries e filmes, a equipe InSUBs lança a campanha "QUEREMOS CULTURA! QUEM USA LEGENDA TAMBÉM CONSOME!".

Quem quizer participar, envie a foto da sua coleção para contato@insubs.com .

Agora, chega desse assunto...

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Manifesto de Apoio ao Legendas.tv e à produção amadora de legendas em idioma português

Manifesto meu apoio à livre criação e distribuição de legendas,sem qualquer intento de obtenção de lucro, bem como meu repúdio às práticas de pirataria.

Declaro, ainda, que a produção, promoção e difusão de legendas, em caráter amador, se traduzem em meio legítimo de democratização e garantia de acesso à cultura digital, produzida em outros idiomas e disponível da rede mundial de computadores.

Entendo, portanto, ser a criação de legendas, em si, uma forma de livre manifestação artístico-cultural; e, ao mesmo tempo, de promoção do acesso universal à cultura estrangeira, no idioma do país exibidor.

Finalmente, consigno meu apoio à manutenção e imediato retorno do sítio "Legendas.tv", maior repositório em língua portuguesa de tais obras artísticas.

Assine você também

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

APCM (Associação Anti-Pirataria Cinema e Música) tira o site Legendas.tv do ar

Em mais uma prova de que os burocratas da indústria do entretenimento não entendem nada de Internet, a ACPM (Associação Anti-Pirataria Cinema e Música) tirou do ar o site Legendas.tv .

O que essas organizações não entendem é que o que eles chamam de “pirataria” nada mais é do que um aviso dos consumidores sobre como eles querem assistir seus programas favoritos:

  1. As pessoas querem escolher a hora de ver seus programas favoritos (on-demand)
  2. As pessoas ao redor do mundo não querem esperar meses por um programa que passou ontem a noite na ABC

Ofereçam um produto melhor e as pessoas virão…

Eis a integra da nota da ACPM:

NOTA OFICIAL: APCM confirma solicitação para retirada do site Legendas TV do ar

A APCM confirma a informação de que solicitou a retirada do site Legendas TV da rede mundial de computadores, o mesmo encontra-se fora do ar desde o dia 1º de fevereiro, domingo. É importante ressaltar que a ação aconteceu porque seus usuários estavam violando os direitos autorais. Quando um usuário faz a legenda não autorizada de uma obra audiovisual ele fere o trabalho de toda uma cadeia produtiva: produtores, autores, atores, atrizes, câmeras, roteiristas, diretores, marketeiros, produção de fábrica, do próprio tradutor e etc.

APCM News

jdelfino@apcm.org.br

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Fringe

fringe

Tá, eu sei que cheguei tarde no hype de Fringe. Mea culpa. Preguiça e excesso de trabalho fazem coisas. Mas tudo bem, hoje me redimi e assisti ao episódio piloto. Não tem outro jeito de expressar:

FRINGE É FODA !

Ok, continuando. Depois de assistir o episódio fui correndo para a rede procurar a opinião das outras pessoas. Quem não gostou (e não foram tão poucas pessoas assim) reclamaram principalmente do excesso de cliches. Dammit ! Eu adoro cliches. Usados de forma inteligente como JJ fez torna a brincadeira um playground nerd, com referências explicitas a todo o tipo de SCI-FI, e Arquivo X é só a primeira e mais evidente delas.

Vi criticas também quanto a trilha incidental que tem muito cara de Lost. Ok, tem mesmo, até porque é do mesmo Michael Giacchino. Depois de todo gancho ou final de bloco eu imaginava que ia entrar aquela maldita buzina seguida da tela preta.

Anna Torv, que faz o papel da protagonista Olivia Dunham também é meio fraquinha com atriz, mas não chegou a atrapalhar.

Quem já viu os 12 primeiros episódios diz que a séria mantém o ritmo. Eu devo dar meu parecer sobre o assunto daqui a uns 3 dias, no máximo.