segunda-feira, 29 de junho de 2009

Gagged in Brazil - Censura na Imprensa

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Jornalistas formados descobrem tribo eskimo em marte

Isso é o que dá ter jornalistas formados na redação.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Pregando a Briba

Vale a pena ver até o fim. Quando você imagina que todas as bobagens já foram ditas, vem esse grande orador e nos abençoa com outra pérola. Imperdível.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Terminator: Salvation

Difícil encontrar alguém acima dos 30 anos que não seja fã da franquia Terminator. Me lembro no dia em que vi o filme original ( The Terminator – 1984 ) pela primeira vez. Foi em VHS e, claro, minha cabeça explodiu. Como assim o Kyle Reese é o pai do John Connor ?! O conceito de viagem no tempo e todas as possibilidades de paradoxos foram apresentados a minha mente pela primeira vez naquele dia.

terminator

A sequência em 1991 - Terminator 2: Judgment Day – é um filme perfeito até hoje. A evolução de James Cameron como diretor é visível. Na verdade, toda a evolução técnica da indústria do cinema fica clara neste filme.

Chegamos em 2003 e Terminator 3: Rise of Machines. É realmente muito fácil falar mal deste filme. Me lembro da reação das pessoas e que “desnecessário’ foi a melhor crítica que ele recebeu. Mas sejamos sinceros: T3 é um bom filme de ação, e seu maior pecado foi não ser tão bom quanto T1 e T2.

Um pequeno intervalo e Terminator: The Sarah Connor Chronicles, que carinhosamente chamava-mos de “Super Vick”. Uma série que veio cobrir uma parte interessante da mitologia até então não mostrada em nenhum filme: os anos em que Sarah Connor cuidava e treinava o futuro grande líder da resistência humana. Com seus altos e baixos eu gostava bastante da série, mesmo se tratando de uma produção muito menor e, por conta disso, com a ação ininterrupta dos filmes diluída no meio de algum drama sobre o Connor adolescente e sua relação com a mãe, com outros adolescentes e com a sua protetora (a Super Vick). Diversão garantida e barata.

Chegamos em 2009 e eu estou mais velho e ranzinza. Terminator: Salvation já não me atraia tanto principalmente pela falta de Cameron na direção, mas não imaginava nem em meus piores pesadelos que poderia ser uma bomba tão grande. Não vou dar spoiler aqui mas o filme é realmente ruim de doer. Um roteiro ridículo interpretado por atores perdidos no meio de uma festa de efeitos especiais que hoje em dia não impressionam mais ninguém.

Levei bastante tempo pensando que tipo de história eu gostaria de ver em T5 ou T6 (não se enganem, nós teremos muitas outras continuações) mas não cheguei a nenhuma conclusão. Ou melhor, cheguei a apenas uma: Eu já vi tudo o que queria ter visto sobre Terminator.

terça-feira, 9 de junho de 2009

O Blog da Petrobrás e a morte da velha Imprensa

Todas as vezes que o ente abstrato chamado de IMPRENSA mete o pés pelas mãos como no caso do blog da Petrobrás, logo vemos pela blogosfera pessoas muitas vezes bem intencionadas levantando a bandeira contra os jornalistas profissionais.

Bem, essa confusão é normal mas deve ser corrigida. Culpar os jornalista é o mesmo que criticar os músicos pelas bandalhas da RIAA. Todos sabemos que existem músicos que defendem a pena capital pelo compartilhamento de mídia, assim como existem jornalistas que já saíram em defesa dos seus patrões moribundos.

Atacar os jornalistas ou mesmo a mídia impressa é uma atitude tão cega quanto a dos atacados. Existe um papel social a ser desempenhado pelos jornalistas e existe espaço (por enquanto) para os meios tradicionais de divulgação de notícias. A única coisa que mudou é que estes perderam um espaço político que como bem lembrou o Fabio Seixas, vale muito mais poder e influência do que propriamente dinheiro. Muitos tinham tão pouco a oferecer além de folhas e mais folhas de papel impresso que, ao perderem um pouco de influência, não lhes restaram nada além da falência. Faz parte.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Project Natal da Microsoft

Será que a Microsoft vai conseguir lançar algo assim ? Se for verdade eu quero MUITO um desses.