terça-feira, 9 de junho de 2009

O Blog da Petrobrás e a morte da velha Imprensa

Todas as vezes que o ente abstrato chamado de IMPRENSA mete o pés pelas mãos como no caso do blog da Petrobrás, logo vemos pela blogosfera pessoas muitas vezes bem intencionadas levantando a bandeira contra os jornalistas profissionais.

Bem, essa confusão é normal mas deve ser corrigida. Culpar os jornalista é o mesmo que criticar os músicos pelas bandalhas da RIAA. Todos sabemos que existem músicos que defendem a pena capital pelo compartilhamento de mídia, assim como existem jornalistas que já saíram em defesa dos seus patrões moribundos.

Atacar os jornalistas ou mesmo a mídia impressa é uma atitude tão cega quanto a dos atacados. Existe um papel social a ser desempenhado pelos jornalistas e existe espaço (por enquanto) para os meios tradicionais de divulgação de notícias. A única coisa que mudou é que estes perderam um espaço político que como bem lembrou o Fabio Seixas, vale muito mais poder e influência do que propriamente dinheiro. Muitos tinham tão pouco a oferecer além de folhas e mais folhas de papel impresso que, ao perderem um pouco de influência, não lhes restaram nada além da falência. Faz parte.