segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Macacos, jornais e blogs

Todo mundo já falou sobre o assunto, menos eu. Ok, não será nada criativo ou novo, mas de qualquer forma queria deixar a minha opinião.


Era mais do que esperado que algum representante da mídia tradicional resolvesse atacar o universo dos blogs. Quem tem um pouco mais de intimidade com o meio até poderia prever que esse ataque partiria do Estadão, mas o fato em si acho que não assustou ninguém.

Existe um crise no ar ameaçando a sobrevivência de vários meios de comunicação. As rádios por exemplo cada vez mais estão sendo alugadas para igrejas evangélicas, assim como muitos horários nos canais de TV. Jornais tradicionais estão perdendo tiragem para folhetins de R$0,50 e todos os dias temos noticias de que a internet tem avançado sobre o mercado de todos eles. Jornais, TVs e Rádios que durante décadas asseguraram seu marketing share em nichos regionais, agora se veem obrigados a competir uns com os outros em escala planetária. O concorrente do "O Globo" agora não é mais o "Jornal do Brasil" mas sim o NYT, o Le Monde, e mais as outras milhões de versões online de jornais de papel de todo o mundo.

No meio desta crise onde milhões de dólares em publicidade estão fugindo não se sabe muito bem para onde, aparecem os Blogs que, apesar de não terem nada com isso, acabaram atraindo a ira da mídia velhusca, que realmente ainda não entendeu que o mundo esta mudando e que o modelo de negocio que tornou-os ricos acabou.

Um conselho "di gratis" para essa turma: economizem com agencias de publicidade e tentem se posicionar neste novo mundo ao invés de tentar impedir que ele mude.