quarta-feira, 25 de junho de 2008

The Happening (Fim dos Tempos) - M. Night Shyamalan

Para começar tenho que confessar que sou um grande fã do Sr. M. Night Shyamalan. Portanto, apesar dos comentários negativos que vinha escutando, fui de coração aberto e sem nenhuma expectativa "Sexto-Sentido" assistir ao último filme do indiano: The Happening (Fim dos Tempos) e fiquei totalmente confuso.

Na verdade o filme funciona muito bem, apesar da fraca atuação do limitado Mark Wahlberg, o nível de tensão do público é excelente em grande parte do filme. Algumas cenas são perturbadoras, como o suicídio coletivo no canteiro de obras.

Mas toda a tensão e suspense criado não vem da história e sim das imagens. O roteiro parece ter sido construído apenas para permitir ao diretor mostrar sua técnica perfeita. Mesmo assim, nota-se um forte sub-texto sobre a degradação ambiental dos nossos tempos e da paranóia pós 11/9, além do temática familiar sempre presente nos filmes do Shyamalan.

Mas o tempo foi passando, o fim iminente se tornando cada vez mais próximo e todo mundo esperando um FINAL, seja lá qual fosse. Tudo bem que Shyamalan é um diretor que pode se dar ao luxo de contar a história da maneira que ele quiser, e um final onde fosse explicado o "porquê" dos acontecimentos não era nem esperado nem desejado por ninguém. Mas acabar daquela maneira foi um anti-climax.

Para quem gosta, muito, de cinema, Fim dos Tempos é um diversão certa apesar dos erros.