sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Comprar um notebook da NEC pode ser um mal negócio se você depender da garantia.

Em abril deste ano eu estava decidido a comprar um notebook. Utilizo computadores todos os dias, mas não necessitava realmente de potência, e sim de uma maquina confiável que, caso tivesse algum problema, tivesse uma assistência técnica em Belo Horizonte.

Podia ter comprado uma máquina qualquer por ai, pago uma mixaria e aceitado o risco de um defeito qualquer. Não fiz isso. Resolvi pagar um pouco mais caro, comprar uma marca de primeira linha com nota fiscal e 1 ano de garantia. Escolhi a marca NEC, uma mega-empresa global com forte atuação no mercado corporativo (1 ponto). Verifiquei e tinha assistência técnica em Belo Horizonte (+1 ponto) e pude comprar tudo com nota por um preço justo no Submarino (+1 ponto). Compra realizada que apesar de algumas confusões, tudo se resolveu.

O Notebook era exatamente o que eu precisava e achei que tinha feito uma boa compra. Achava.

Em setembro, a computador começou a apresentar uma série de defeitos. Não sou criança e sei que isso acontece e tinha sido exatamente por isso que tinha escolhido uma empresa de primeira linha como a NEC. Mandei alguns emails para ter certeza sobre como acionar a garantia e dia 10/09 as 8 horas da manhã entregava minha maquina para consertos.

Depois disto, e após aguardar uma resposta da empresa, o que não aconteceu, entrei em contato por telefone dia 18/09 e fui informado que estavam aguardando peças para o conserto. Liguei novamento no dia 23/09 e me informaram que as peças haviam chegado no dia anterior (22), e que o conserto estava agendado.

Dia 01/10, um Sr. Marcelo (que me atendeu todas as outras vezes) me informou que as peças teriam chegado esta semana (?!) e que o conserto já estaria sendo providenciado. Puto da vida, tive que confronta-lo com a incoerência das informações. Somente nesta hora o sr. Marcelo entrou em contato com o técnico responsável que informou que o equipamento estaria indo para testes e possívelmente seria entregue na sexta (03/10).

Chegamos no dia 03/10, ou seja, 23 dias após o início dos reparos, o mesmo sr. Marcelo me informou que "descobriram" que a placa wireless não estava funcionando e que uma nova peça já tinha sido solicitada. Me causa estranheza eles só terem descoberto um problema 23 dias após inicio da manutenção, ainda mais quando este defeito esta relatado claramente na OS.

Queria lembrar aos meus amigos que em nenhum momento recebi qualquer ligação desta empresa me posicionando sobre o andamento dos serviços e a entrega do equipamento.

Indignado com o péssimo atendimento, liguei para a Metrotranding, supostamente a empresa que responsável pela garantia da NEC no Brasil, onde o atendimento não foi melhor. O sr. Ricardo que me atendeu não buscou solucionar meu problema, dizendo que se limitaria a "transmitir para a Procedata minha reclamação". Para piorar a situação, deixou claro que o conserto estava no prazo já que o Código de Defesa do Consumidor estabelece um máximo de 30 dias para que seja sanado o defeito. Tive que deixar claro ao rapaz que conheço totalmente o artigo 18 do CDC e que gostaria de receber mais do que o exigido legalmente. Queria um bom atendimento.

Reclamei por email para todos os envolvidos, isso foi hoje (sexta-feira) e até agora a única coisa que consegui foi uma desculpa muito sem graça da Procedata que não resolve meu problema.

Espero que este post ajude. Se você quer me ajudar faça um link para esta matéria. Vamos fazer um barulho para ver se alguém se toca que um bom atendimento é muito mais barato que reverter uma má impressão.